Dicas para selecionar fotos para os álbuns de acompanhamento infantil

O acompanhamento do bebê é concluído, entregamos as fotos digitais, os clientes ficam felizes… mas aí vem a pergunta: “E AGORA”? Recebo esse questionamento de 9 a cada 10 papais: é comum ter dificuldade em saber como selecionar as fotos para o álbum e por onde começar. Por isso decidi fazer esse post, com várias dicas que vão ajudar vocês na hora dessa difícil – e recompensadora – tarefa. E não se sintam mal em demorar e pensar bem antes de fazer o álbum. É super comum fazê-lo só depois de meses.

Fica a dica: reserve uma tarde do final de semana para reverem as fotos daquelas sessões que nos renderam bons momentos, e acompanhem as recomendações a seguir, que com certeza vão ajudar vocês!

O ÁLBUM É A PRIMEIRA HERANÇA PARA SEU FILHO: a idéia dele é justamente mostrar como foi todo o processo, para ele, que era tão pequenino… Pense em como você gostaria que essa história fosse contada  para o seu filho daqui a uns anos!

PENSE EM SELECIONAR AS QUE MELHOR CONTAM UMA HISTÓRIA. Um álbum não precisa ter fotos repetidas, então selecione poucas de cada momento.

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL MERECEM DESTAQUE. Quando o pequeno conseguiu ficar de bruços, sentar, engantinhar, ficar de pé e quem sabe até dar os primeiros passinhos… e se aparecer a mamãe e o papai no “making-of” também é muito válido!

SEPARE AS FOTOS POR SESSÕES (mesmo sendo mensal ou trimestral). Depois, escolha todas as que você mais gostou, vá fazendo pastas e eliminando as repetidas, as menos preferidas, etc. É um processo demorado e requer muita atenção, mas garanto que vocês não vão se arrepender ao fazer essa curadoria.

DIVIDA A QUANTIDADE DE FOTOS QUE DEVE TER NO ÁLBUM POR SESSÕES. Se ele tem 80 fotos, faça uma média e escolha 7 fotos por sessão. Lembrando que isso é apenas uma dica, algumas sessões rendem poucas fotos em um determinado mês e outros mais. Faça uma porcentagem referente a quantas fotos de cada parte você pode e quer colocar. Limitando vai ficar mais fácil fazer a escolha.

ESCOLHA AS FOTOS QUE REALMENTE TE TOCAM. O álbum é uma coisa eterna, quase como uma jóia de família e cheio de carga emocional, então se certifique de que está feliz com a escolha e com a diagramação. Veja algumas vezes as lâminas prontas, e tenha certeza de que o resultado está perfeito.

One thought on “Dicas para selecionar fotos para os álbuns de acompanhamento infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *